Segunda, 13 Mai 2024

Dia a Dia

É oportuno refletir o principal porto do hemisfério sul, o de Santos, em face às novas realidades econômica e tecnológica mundiais. Analisar o seu papel como um nó dinâmico nas redes internacionais de produção e distribuição. De pronto, o problema mais difícil tem sido assegurar administração de cúpula preparada para corresponder o seu papel de catalizador fundamental do comércio internacional do Brasil.

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A quase centenária promessa de ligação a seco das margens do Porto de Santos, hoje é um desafio às duas maiores lideranças do Brasil: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Mesmo com tantos eventos e anúncios, a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas- FIPE e da Fundação Vanzolini da USP, para o desenvolvimento do projeto, no estágio em que ainda se encontra é inferior ao alcançado por essa proposta décadas atrás: hoje há mais incertezas; afora os graves rumores.

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A tragédia das chuvas sobre o Rio Grande do Sul, com muitas mortes e perdas incalculáveis, expõe uma situação carente de medidas corretivas, do político às providências de engenharia. Oito meses atrás, as enchentes no Vale do Taquari causaram a morte de 50 pessoas. Portanto, menos discursos politiqueiros e mais ações de engenharia. É preciso planejar o futuro com um olho na história e o outro na ciência.

 

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Quando, ontem, ocorreu o Dia do Trabalho, é oportuno e necessário refletir o futuro do sindicato, em um momento global de transição da relação capital e trabalho. Tempo de pensar o papel do sindicato, considerando as transformações tecnológicas e econômicas que afetam a relação entre indivíduos e da própria sociedade. Uma função própria na articulação e coordenação de soluções de conflitos e construção de resultados. Necessárias e modernas.

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Quando ocorre a maior eleição do Brasil, para definir os prefeitos e vereadores de 5565 municípios, é oportuno e necessário abordar e refletir a relação Porto-Cidade, nos municípios portuárias. Para tanto, convém repercutir a experiência de 36 anos da associação francesa, Ville et Port (AiVP), sua agenda e seus compromissos para 2030. Por certo, uma pauta para nortear o debate do principal porto do Brasil, o de Santos, como um dos temas da próxima campanha eleitoral municipal, valorizando as práticas ambiental, social e governança.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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